6 conceitos de casa ecológica

|
1. TIJOLO DE SOLO-CIMENTO
Por que é ecológico: seca ao sol - sem precisar ir ao forno a lenha. Numa casa como a de Cecília, a opção por esse tipo de tijolo poupou a queima de sessenta árvores
Quanto custa*: 380 reais (1 000 tijolos), o dobro do preço da versão comum
Comentário dos especialistas: vale a pena investir no tijolo ecológico. Como dispensa acabamento com massa corrida, na ponta do lápis não onera em nada o orçamento da obra

2. MADEIRA COM CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM
Por que é ecológica: vem com um selo que atesta que a madeira foi extraída sem degradar
o solo nem o ambiente de onde foi retirada
Quanto custa*: 2 500 reais (o ipê, por metro cúbico) - 15% mais cara do que a mesma madeira sem a certificação
Comentário dos especialistas: circula a idéia de que a madeira ecológica tem melhor qualidade, mas não é verdade. Sua única diferença para as outras está no processo de extração

3. SISTEMA DE ENERGIA SOLAR PARA AQUECER A ÁGUA
Por que é ecológico: com essa "miniusina" caseira gasta-se 30% menos energia elétrica
Quanto custa*: 5 000 reais
Comentário dos especialistas: com a economia na conta de luz, o investimento se paga em dois anos. Uma ressalva: o sistema não dá conta das baixas temperaturas, quando é necessário recorrer ao aquecimento elétrico

4. SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA
Por que é ecológico: numa região chuvosa, como Sorocaba, a metade da água necessária
à família vem desse sistema
Quanto custa*: 2 500 reais (para uma casa de 100 metros quadrados)
Comentário dos especialistas: compensa investir no sistema. Além de ajudar a economizar
na conta, é garantia de abastecimento de água para o futuro, quando esse pode se tornar um
item mais escasso - e caro

5. ESTAÇÃO DOMÉSTICA DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Por que é ecológica: permite reaproveitar a água para tarefas do dia-a-dia, como a limpeza
da casa (como não fica 100% limpa, deve-se evitar usá-la no banho ou para beber)
Quanto custa*: 6 000 reais
Comentário dos especialistas: na comparação com o sistema de captação de água da chuva, é mais caro e de uso mais restrito - se for escolher entre os dois, fique com o outro

6. LÂMPADA FLUORESCENTE
Por que é ecológica: consome 80% menos energia do que uma lâmpada incandescente e dura dez vezes mais
Quanto custa*: 15 reais (a de 20 watts) - seis vezes mais do que as lâmpadas comuns Comentário dos especialistas: compensa por ter vida útil infinitamente mais longa do que a das lâmpadas convencionais - e ainda poupar energia

Continue lendo...

Telefone celular com energia solar

|
A Sharp, irá lançar em junho desde ano, infelizmente só no Japão, um modelo de telefone celular que irá funcionar com a energia solar. O preço ainda não foi divulgado. Mas o nosso querido Sol, poderá recarregar cerca de 80% da bateria deste aperelinho ao lado. Isso representa redução de poluição e de gasto de energia.
Para cada dez minutos que o aparelho é exposto à luz solar, o usuário poderá conversar um minuto, no modo econômico.

Continue lendo...

Terra

|
O primeiro programa indicado, que eu indico (ficou estranho, não?)  na verdade é um filme que fala da vida no planeta terra. Este filme irá acompanhar a vida de uma família de baleias jubarte, ursos polares e elefantes africanos. Este filme foi lançado no Dia Mundial do Planeta (22 de abril), e está disponível por enquanto somente no cinemas. Mas vale a pena assistir pois é um filme muito bom!

Continue lendo...

Como economizar energia no computador

|
Economizar no computador, é mais fácil do que se imagina, com alguns atos bem simples você pode economizar dinheiro, energia e cuidar bem do planeta.

  • -Gerenciamento de Energia: configure seu computador para dormir após 15 minutos de inatividade. Ele desliga o monitor, o disco rígido e entra num estado de baixo consumo de energia.
  • -Não use Protetor de Tela: aquelas animações rolando na tela consomem energia e são inúteis. Os monitores modernos não precisam disso. Desative a proteção de tela do seu computador, ao invés dela, coloque o monitor para entrar em stand-by quando estiver inativo.

-Desligue o que não estiver usando: Impressora, Caixas de Som, trecos usb, etc não precisam ficar ligados o tempo todo.

-Compre um Notebook: prefira computadores portáteis, consomem menos energia que desktops



Dicas rápidas e legais, para você poder ler o meu e outros blogs!

Continue lendo...

Programa Indicado

|
Eu começarei a escrever aqui no blog uma série (na verdade um marcador), que vai falar sobre todos os programas e sites que eu assisto e leio, para me informar sobre meio ambiente. O primeiro programa indicado sairá no post de sexta-feira.
E além de indicar o programa eu também falerei um pouco sobre ele, e também onde e quando assisti-lo, se é na T.V. a cabo ou aberta. Falarei também de filmes que estão passando na TeleVisão e no cinema.
Você também poderá entrar em contato e indicar seu programa, filme ou/e site.
Então não perca os próximos posts!

Continue lendo...

Forças da Natureza

|
Uma nova série que começou no Fantástico, é a série Forças da Natureza, que fala de como elas interferem na vida da terra, do ser humano e de todos os seres vivos. Muito legal! Vale a pena assistir!
Abaixo você pode conferir os dois primeiros episódios da série, que foram retirados do You Tube:



Continue lendo...

Como fazer sabão com óleo

|
Para fazer sabão com óleo de cozinha, olhe a receita abaixo:

Sabão de Erva-Doce

Ingredientes:
-5 litros de óleo usado e coado
-1 copo americano de
fubá
-500 ml de detergente líquido de coco
-1 litro de soda cáustica
líquida
-1 litro de água fervente
-essência de erva doce

Modo de Preparo:Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o
detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de mistu rados acrescente a água
fervente e a essência de erva doce e continue mexendo por 40 minutos sem parar.
Coloque a massa na forma e deixe descansar por dez dias até endurecer. Se for
colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra
endurecer completamente.

Continue lendo...

Como descartar óleo de cozinha?

|
Quando falamos em frituras, ele está lá. O óleo de cozinha é parceiro de donas de casa que, quase sempre, o utilizam para fazer algumas de suas delícias. O problema surge quando se pensa em descartar o óleo. Jogo fora na pia? Na descarga do vaso sanitário? No bueiro da minha rua? Não!
O que muitas pessoas não sabem é que o óleo de cozinha é altamente poluente, principalmente, quando em contato com a água. Por esse motivo, a melhor alternativa é colocá-lo em um vidro ou garrafa pet e entregá-lo na coleta de lixo.
Embora a recomendação mais adequada seja a entrega do óleo na coleta de lixo, esta não é a melhor alternativa. "O problema do óleo de cozinha possui soluções pouco eficientes", observa o ambientalista Teodoro Guerra. Segundo ele, o ideal seria o recolhimento e acondicionamento deste óleo em um local exclusivo, o que acontece no caso dos óleos industriais e também dos postos de gasolina, que são recolhidos por transportadores específicos.

Continue lendo...

A água irá acabar?

|

Uma das prováveis grandes ameaças e efeitos do aquecimento global e da industrailização é a falta de água, você já deve ter parado e se perguntado: 'Será que um dia irá faltar água?', Eu morrerei de sede?'.
Pois é a falta de água é pior do que se imagina. Pois eu vi que uma organização não-governamental da Grã-Bretanha está advertindo que duas em cada três pessoas em todo o mundo correm o risco de ficar sem água até 2025, e no mesmo site vi que até lá a produção de alimentos irá diminuir 10%. Outro fator que aumenta a preocupação com a falta de água nos próximos anos é o aquecimento global - alguns cientistas prevêem um aumento na ocorrência de secas e o surgimento de mais desertos.

Então eu me pegunto: No G20 (se não sabe o que é clique aqui), o Lula e mais um monte falaram só sobre a crise econômica. Mas por quê? Por que  não falaram do aquecimento global?
Mas eu sei por quê, por que o aquecimento global não afeta o bolso deles, então eles não irão ficar sem carros de bilhões.

Continue lendo...

As garrafas Pet

|

Segundo a Wikipédia:

Politereftalato de etileno, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido
por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação
entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero,
termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de
embalagens para bebidas.


As garrafas pets causam grande estrago e poluição ambiental, os principais contaminantes do PET reciclado são os adesivos plásticos a base ou ("base cup") - a famosa base de alguns refrigerantes de Polipropileno. A maioria dos processos de lavagens não impede que traços destes produtos indesejáveis permaneçam no floco de PET.

Apesar da garrafa ser reciclável, pouca gente a recicla.

Vantagens da ReciclagemRedução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.
Economia de petróleo pois o plástico é um derivado.
Economia de energia na produção de novo plástico.
Geração de renda e empregos.
Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.
No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem.
O material não pode ser transformado em adubo. Plástico e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.
É altamente combustível, com valor de cerca de 20 Megajoules/quilo , e libera gases residuais como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química.
É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários.

Continue lendo...

Um slide sobre meio ambiente

|

Eu achei uns cd's bem interessantes sobre meio ambiente em casa e irei postar seus conteúdos no primeiro havia uma apresentação de slides sobre meio ambiente e reciclagem então você poder vê-lo clicando aqui.

Continue lendo...

Stand by - Um perigo não só para seu bolso, mas para natureza

|



Muitos desconhecem o consumo do standby. Será que dispomos de suficiente oferta de energia para usufruirmos dessas maravilhas? O standby é aquele que parece mas não é. Grande parte dos equipamentos que dispomos hoje em dia podem causar maior impacto no consumo de energia não quando eles estão em uso, mas sim quando estão supostamente desligados. Quanto de energia elétrica é consumido quando os mais diversos aparelhos encontram-se supostamente desligados, leia-se em standby?
Estar supostamente desligado ou em standby não significa estar desligado. Formalmente, tal problema é chamado de desperdício de energia do standby. Perceba que ele é crescente. Hoje em dia, qualquer dispositivo com mostrador digital, teclado por toque ou controle remoto precisa consumir alguma quantidade de energia quando estão em standby. Essa lista inclui desde equipamentos de áudio e vídeo até máquina de lavar pratos e portão eletrônico.

Continue lendo...

O perigo das queimadas

|
A amazônia é uma das principais vítimas das quiemadas.
As queimadas ocorrem mais frequentemente em paises subdesenvolvidos, quanto agricultores, que busacam área para plantio acham nas queimadas uma maneira de limpar e preparar o solo para a agricultura, é tão comum por não precisar de nhenhum investimento financeiro.
Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.

No caso específico do Brasil, as queimadas tem sido responsáveis pela diminuição de importantes domínios brasileiros, principalmente a floresta Amazônica e o Cerrado, duas áreas intensamente exploradas pela agropecuária, o segundo é o mais agredido, pois segundo estimativas restam menos de 20% da vegetação original, pois o restante já foi ocupado por lavouras e pastagens.

Continue lendo...

O que é a camada de ozônio?

|

Já postei aqui no blog, sobre camada de ozônio (você pode ver clicando aqui) , você deve saber razoavelmente o que ela é, mas se não sabe exatamente. Mas se ler o texto abaixo irá ficar sabendo:

O que é a camada de ozônio?

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

Na atmosfera, a presença da radiação ultravioleta desencadeia um processo natural que leva à contínua formação e fragmentação do ozônio.






Continue lendo...

Casa Ecológica 2

|
Mais um post da série casas ecológicas! E desta vez vamos no aprfundar sobre o assunto!
TELHADO

Madeiras de reflorestamento sustentam telhas claras, que garantem frescor à casa evitando o uso de ventilador e ar-condicionado. Sistema de aquecimento transfere o calor solar para a água.
VARANDA
A madeira de demolição recebe acabamento com ceras naturais no lugar de sol vente. Os vasos são de sobras de papel; a espreguiçadeira, de pet. O piso (como o da garagem) mistura fibras vegetais e ladrilho.
QUARTO DO CASAL
Parede de vidro garante a iluminação natural. Colcha e cortina de se da orgânica tingidas com urucum e folhas de manga. Um com puta dor atende to da a família.
QUARTO DA CRIANÇA
Painel de retalhos de tecido, colcha de algodão orgânico tingido com sementes e flores, que não contaminam o solo. Um interruptor com dimmer, regula a intensidade da luz.
BANHEIRO
Piso revestido de cerâmica fabricada com cacos vitrificados. Chuveiro e torneira têm dispositivo que regula a vazão da água, assim como a descarga.
SALA
A tinta laranja da parede é à base de terra. A clara, de água e minerais sem com postos voláteis, nocivos à saúde. Teto de placas de bambu; e o assoalho, de eucalipto de reflorestamento. Na escada, madeira de demo lição.
COZINHA
O selo Procel atesta que eletrodomésticos consomem menos energia. O desperdício de gás é evitado com a limpeza freqüente de bicos e queimadores do fogão.
ÁREA DE SERVIÇO
O lixo fica na cesta menor. A maior recebe vidros, latas, papéis, tecidos e caixas de papelão, que serão entregues aos recicladores. A máquina de lavar com água fria poupa 92% de energia em relação à água quente
Fonte: Parte texto: ¹ Imagem: ¹

Continue lendo...

 

©FEV/2009 Órbita Terra | Template Blue by TNB